Como usar este site

Este site tem a finalidade de auxiliar ao Fruticultor nas suas tarefas diárias e rotineiras de manejo da cultura, permitindo ao mesmo que possa realizar as praticas agrícolas e calendário.

Para utilizar este site: o produtor deverá escolher a região onde esta localizada sua propriedade. Após isto, escolha se irá trabalhar com mudas recém plantadas ou plantas em franco desenvolvimento.

Para ambos os casos deve ser estabelecida uma data de início de análise.


Perguntas frequentes

Quanto devo irrigar nos próximos 5 dias?

Como exemplo do manejo de irrigação, caso a água disponível no solo seja 20 mm, e a água disponível máxima seja de 60 mm. Isto indica uma necessidade inicial de 40 mm de irrigação para que o solo volte à capacidade de campo. Alem disto, se a Evapotranspiração diária estimada for de 4 mm, totalizaria 20 mm de consumo hídrico. Assim, para um perfeito manejo em não havendo indicação de chuvas, ao final dos 5 dias a água disponível estimada será DAAS = 20 + 40 - 20 = 40 mm


Como devo usar os resultados do Balanço hídrico?

O balanço hídrico é uma indicação das características climáticas e o efeito do clima sobre a disponibilidade hídrica e seus efeitos na cultura. Se o período apresentar deficiência hídrica, isto poderá ter efeito negativo sobre a cultura, se for fase de crescimento ou formação de frutos. Se for de colheita favorece-caso contrario em sendo período de excedente, poderá favorecer desenvolvimento de doenças e prejudicar a colheita.


Como devo usar os resultados do Monitoramento Agrometeorológico?

Os resultados do monitoramento agrometeorologico , são base para analise de efeitos específicos de estresse hídrico e de seca sobre as culturas, pois utiliza valores básicos de profundidade de raízes para cada tipo de planta. Permite diferenciar grupos de culturas e de solos, para melhor visualizar a interação solo-planta-clima


Como devo usar os resultados do Manejo da irrigação?

Os resultados de manejo de irrigação fornecem ao produtor informações para quantidade água a ser aplicada, considerando o grau de desenvolvimento da cultura.