Ferramentas

Prognóstico do Balanço Hídrico Agrometeorológico (PBHA)

Os aspectos descritos anteriormente somente avaliam a interação solo-planta-atmosfera com os dados reais e coletados ou observados da planta e atmosfera, até a data actual.

Neste projecto propõe-se uma nova abordagem, onde cenários agrícolas serão estabelecidos com projeção dos termos do Balanço Hidrico com base no Prognóstico Climático.

Normalmente os Institutos de Meteorologia além da previsão do tempo, fazem ou indicam o Prognóstico Climático para os próximos 3 meses e os mais audaciosos para até 6 meses, ou talvez em função aquecimento global para 1 ou 2 anos. Estes prognósticos indicam o grau de probabilidade com que a temperatura do ar e a precipitação oscilarão em função da média histórica dos mesmos. Por exemplo, temperatura cerca de 1ºC acima da média e precipitação cerca de 40% abaixo da média com 60% de probabilidade.

Pois bem, estes cenários climáticos serão introduzidos nos elementos do Balanço Hídrico e indicação de resposta fisiologica e fitotecnica da cultura a esta nova situação permitindo um Prognostico dos Termos do Balanço Hídrico e da reacção da planta desde a última data de dados meteorológicos reais observados até um horizonte de 180 dias.

Além dos aspectos avaliados no BHA o PBH permitirá estabelecer cenários de períodos de criticidade de recursos hídricos e efeitos antecipado do clima sobre a frutiferas, e os recursos hidricos da regiao de maneira geral.

  • Plantio: refere-se ao fato do plantio da muda no campo
  • Poda: refere-se ao fato de ocorrência de poda