Ferramentas

Balanço Hídrico Agrometeorológico (BHA)

O BHA será estabelecido para cada talhão e as variáveis meteorológicas deverão ser quantificadas e estabelecer uma rotina de sistematização para cada 5 dias.

No caso do solo, todas as variáveis físicas relacionadas com à infiltração e disponibilidade de água deverão ser adequadamente quantificadas como mm H2O disponível por cm de solo. Para a frutiferas os aspectos fenológicos, as fases criticas e a relação entre Kc (coeficiente cultural) relacionado a acúmulo de graus dia, época de poda e colheita. O aumento do volume de exploração das raízes no solo em função de plantas jovens ou após a poda será também avaliado.

Com estas informações serão feitos os BHA para cada talhão onde os aspectos de disponibilidade hídrica no solo, necessidade de irrigação, efeito do stress hídrico sobre a frutiferas, calendarização da cultura, períodos de excesso hídrico, efeitos no manejo do solo e da cultura serão contabilizados de modo a fornecer orientações e acções de mitigação ou controle das acções fitotécnicas.

  • Plantio: refere-se ao fato do plantio da muda no campo
  • Poda: refere-se ao fato de ocorrência de poda